Jaru,

Rondônia sem representante na Série A3 do Brasileiro Feminino após mudança de regulamento
Equipe de Porto Velho perde vaga devido ao número insuficiente de clubes no campeonato estadual

Publicado 29/03/2023
A A

Rondônia não contará com representante no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3. A informação foi divulgada pelo blog do Luis Carlos Pereira e confirmada pelo ge.globo/ro.

De acordo com o Regulamento Geral das Competições para 2023, um campeonato estadual deve ter no mínimo seis clubes, sendo quatro do principal campeonato organizado pela federação, para ser reconhecido pela CBF. Caso não cumpra essa exigência, a vaga pode ser transferida a um clube de outra federação.

Na última temporada, o Porto Velho conquistou a vaga por ser segundo colocado no Campeonato Rondoniense feminino. Porém, a competição contou apenas com três clubes: Real Ariquemes, Porto Velho e Genus. O Barcelona-RO de Vilhena, que disputou a A3 feminina na última temporada, desistiu da disputa.

A Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) enviou um ofício à CBF buscando intervir, mas até o momento, ele não foi aceito pela entidade. A situação não afeta o Real Ariquemes feminino, que atualmente disputa a A1.

O Porto Velho afirmou que não foi informado sobre a situação e que mantém cerca de 17 atletas em treinamentos. A nova regulamentação é válida para todas as competições nacionais, independente de gênero e categoria. No Ceará, o Pacajus perdeu a vaga na Copa do Brasil masculina devido à Taça Fares Lopes ter apenas três clubes, e a vaga foi transferida para o Iguatu.