Jaru,

Seduc realiza ciclo de palestras em parceria com Setur para incentivar o protagonismo juvenil
Em razão da pandemia do coronavírus, projeto será realizado de forma remota

Publicado 10/06/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realiza ciclo de palestra durantes os meses de junho, julho e agosto. O ciclo de palestras faz parte do Projeto “Simpósio de Líderes”, que será transmitido pelo canal da mediação tecnológica.

O objetivo é a valorização do líder, da Cultura e do lazer, expandindo o conhecimento histórico e cultural de Rondônia, por intermédio de um Simpósio que amplia os horizontes de liderança. A meta é oferecer aos estudantes oportunidades para que iniciem o desenvolvimento de liderança e proatividade, que são fundamentais para o crescimento escolar, acadêmico e profissional.

A subgerente de Ensino Médio, Sandra Teixeira de Assunção, destacou a importância da ação para o público jovem. “A educação para o século XXI exige um papel mais atuante do estudante e esse simpósio pretende ampliar a visão sobre liderança e ao mesmo tempo discorrer sobre conhecimento histórico e cultural de Rondônia”.

O coordenador de Projetos e Convênios da Setur, José de Anchieta Braga Costa, acrescentou que o trabalho em conjunto entre Seduc e Setur tem como expectativa incentivar o protagonismo juvenil, por meio da educação e do turismo. “A integração de âmbitos como turismo, educação e esporte tem papel importante para incentivar e motivar o jovem a participar de ações como conhecer sua história e cultura local”.

O projeto, a princípio, seria realizado presencialmente, mas em razão da pandemia do coronavírus, vai acontecer de forma remota, sendo aberto aos alunos do Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, professores de História, Geografia e de Projeto de Vida, (Unidade Curricular de Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio) .

PROGRAMAÇÃO

1ª Palestra – 14/6/2021

Tema: Educação, cultura e  lazer: desenvolvimento pessoal, social e melhor qualidade de vida (equilíbrio entre o dever de estudante e o direito ao lazer: várias possibilidades).

Abertura – Às 9h, com a presença do secretário da Seduc, Suamy Vivecananda e do superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior.

Objetivo: Promover a conexão entre a educação, cultura e lazer, propiciando o desenvolvimento integral do educando, a qualidade de vida e o conhecimento histórico e cultural de Rondônia.

2ª Palestra – 29/6/2021

Tema: A valorização do papel do líder escolar e o incentivo ao conhecimento histórico e turístico de Rondônia

Objetivo: Promover a valorização do papel do líder escolar e a conexão com o conhecimento histórico e cultural de Rondônia

3ª  Palestra – 7/7/2021

Tema: Educação para o Século XXI e o Jovem do Ensino Médio: Uma preparação para a vida

Objetivo: Promover a educação integral e a valorização do jovem no contexto do Novo Ensino Médio.

4ª Palestra – 16/8/2021

Tema: A arte em Rondônia: um incentivo educacional para a valorização da cultura (alunos, professores e coordenadores pedagógicos).

Objetivo: Incentivar a diversidade cultural e o desenvolvimento da sociedade.